segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Construindo uma casinha simples com o SketchUp


Por Débora Caroline da Silva
e Rafaela Rocha Santos




O Sketchup é um programa de modelagem tridimensional básico, disponibilizado gratuitamente pela Google. Apesar de simples e gratuito permite modelagens bastante sofisticadas. Possui também uma versão profissional paga, com mais recursos.

Abrindo o Sketchup
Ao abrir o Sketchup, precisamos organizar as barras de ferramentas para que possamos dar inicio ao trabalho. Escolha modelo simples - metros. Vamos precisar do conjunto grande de ferramentas:

Vá ao menu Visualizar > Barras de ferramentas > Conjunto grande de ferramentas


1°PASSO: Com o ponteiro do mouse vamos até VISUALIZAR, e clicamos em BARRA DE FERRAMENTAS logo em seguida irá demostrar os primeiros passos. No mesmo menu irá clicar em EXIBIÇÃO, com essa ferramenta terá as vistas frontal, lateral, esquerda, direita e superior.

Como fazer um terreno para a casa

1° Vamos utilizar a ferramenta RETÂNGULO para construir, por exemplo, um terreno de 6m por 12m.

Ferramenta Retângulo
Para termos uma visão do chão, vamos usar a ferramenta ORBITAR, temos que pressionar a roda do mouse assim podemos mexer a visualização para qualquer lado.

Ferramenta Orbitar (acesse  apertando a roda do mouse e arrastando)
Com a ferramenta RETÂNGULO vamos clicar, arrastar um pouco e soltar o botão do mouse, daí digitar o tamanho do terreno 6; 12 e pressionar ENTER.



2° PASSO: dar a espessura do terreno (por exemplo: 10 cm)
Vamos até a ferramenta PUXAR/EMPURRAR, clicamos nela e posicionamos em cima do plano que criamos. Clique em cima e puxar um puco, solte o botão do mouse e digite a espessura. Como a espessura é de 10cm temos que por a virgula antes do número (,10) e confirmar com o botão ENTER.  

Ferramenta Puxar/Empurrar



3° PASSO: com a ferramenta EQUIDISTÂNCIA, vamos criar um outro retângulo para darmos início a casa.
Ferramenta Equidistância (offset)


Com a ferramenta. EQUIDISTÂNCIA selecionada, você vai até a borda do terreno. Vai clicar sem soltar, arrastar um pouco e digitar a distância desejada EX: ,15 e confirmar com a tecla ENTER.




4° Passo. Erguendo a casa.

Depois com a ferramenta PUXAR/EMPURRAR você vai usar o mesmo procedimento do 2° passo só que com a altura da casa EX:( 2,80m). Você vai subir tanto a parede quanto a o meio da casa.




5° Passo: janelas e portas
Com a ferramenta FITA MÉTRICA vamos dar a distância para começar a janela EX: (1m), do cantinho da parede vamos clicar e digitar 1 e ENTER. Com o lápis clicar no final da medida e subir EX: (1,20) ENTER.





Depois com o retângulo vamos fazer o tamanho da janela, EX: ( 1,80 ; 0,9 ) ENTER.
Com a ferramenta SELECIONAR clicar em cima da linha que sobrou e apertar DELETE para apagar a linha.
Para fazer a porta, usar o mesmo procedimento, com as medidas ex: (2,10; 0,90)
Para duplicar a janela selecione-a com a ferramenta SELECIONAR. Logo em seguida vá até a ferramenta MOVER clique e aperte ( CTRL) control, clique na janela e arraste e clique para soltar.

Ferramenta Selecionar

Ferramenta Mover
Para copiar um objeto, utilize a ferramenta MOVER  + TECLA CTRL. Um pequeno sinal de mais (+) aparecerá ao lado do objeto, indicando que uma cópia é que será movida.

 Para fazer o buraco na janela e na porta usar a ferramenta PUXAR/EMPURRAR.
Seleciona-a e empurre-a até a extremidade da parede (ou a borda superior da casa) e solte.

Ferramenta Puxar/Empurrar




6° Passo Telhado
Com a ferramenta LINHA (lápis) vou procurar o meio, aparecerá uma bolinha azul indicando o ponto mediano. Clicar e subir EX: digitar (1) e ENTER, o mesmo procedimento com o outro lado e ligar os pontos com o lápis. 


Para fechar o telhado clique com o lápis na ponta de cima do telhado e na diagonal da casa, automaticamente irá se fechar e assim sucessivamente



7° passo PINTAR a casa
Barra de ferramentas JANELAS clicar em MATERIAIS. Logo depois escolher um ícone de textura que deseje. EX: “Telhado” clicar, escolher uma janela e clicar em cima do telhado.





Para parede o mesmo procedimento só que com o ícone CORES escolher e clicar em cima das paredes.

Para pintar a janela é necessário fechá-la, para isso utilizamos a ferramenta RETÂNGULO. Vamos clicar em uma extremidade e levar até a outra em diagonal e clicar.
Volto para materiais e escolho ícone TRANSLUCÍDO.


 E por fim a casa está executada.










Nenhum comentário:

Postar um comentário