segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Desenhando um sapinho com o Inkscape


Por Débora Caroline da Silva
(para iniciantes)



Através do programa inkscape, podemos executar desenhos gráficos utilizando o método de desenho vetorial, no qual o desenho é executado através de cálculos matemáticos e pode ser aumentado indefinidamente sem perder a resolução.

Vamos dar início com um desenho fácil,um “sapinho”,onde usaremos poucas ferramentas.



1°: Utilizaremos a ferramenta “ELIPSE”. Clicamos nela,levamos o cursor até o retângulo que fica no centro da página,clique e arraste,você determinará o tamanho do desenho.Para colorir clique no círculo,com as opções de cores na parte inferior da página,escolhe a cor e clique,automaticamente ela preencherá o círculo.

2°:Vamos utilizar a ferramenta “CANETA BÉZIER”-ela desenha tanto curva quanto linhas retas,basta clicar,soltar e puxar,assim fará a linha,é como se estivesse fazendo um contorno,através desta ferramenta desenharemos a perninha,pode desenhá-la separada.Depois de desenhar,clique em cima dela e arraste para perto do círculo,



Com a perninha selecionada, você irá com o cursor até a ferramenta “ENVIA A SELEÇÃO PARA TRÁS” automaticamente ela irá recuar a perna. (Para selecionar, utilize a primeira ferramenta do menu de desenho, que é uma seta).




 3°:Sucessivamente usará os mesmos comandos do 2° passo para fazer a outra perninha, Podemos também usar o comando copiar,colar e girar. Para girar é só selecionar a perninha e clicar em uma das setas e movimentar o mouse na direção desejada.

4°:Agora vamos fazer as mãozinhas,com a ferramenta “CANETA BÉZIER”, é a mesma forma de desenhar as perninhas,depois de desenhar uma das mãos,copie,cole e gire,fazendo assim a outra mão.



5°:Próximo passo,os olhinhos,estaremos usando a ferramenta“CÍRCULO”.Faça um círculo dentro do outro,um maior e outro menor,logo após copie e cole o outro olho.


6°:Para fazer o nariz,também estaremos usando a ferramenta “CÍRCULO”só que metade dela,para que isso aconteça é necessário desenhá-la,clique arraste e solte,aparecerão três figuras geométricas,dois quadrados e um círculo,clique e arraste na figura círculo,ao arrastar ela já ficará com a circunferência pela metade.Em seguida determine o tamanho,com a figura selecionada clique nas setas e movimente o mouse,copie e cole fazendo o outro nariz.



7°:Por fim,da mesma maneira que fez o nariz,você fará a boca.









Nenhum comentário:

Postar um comentário