segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Desenhando uma planta baixa com programas do tipo CAD


Por Rafaela Rocha Santos
(para iniciantes)

Antes de começar, dê uma olhada na postagem anterior.

Fazendo as Paredes
Comece fazendo um retângulo com as medidas da casa Ex: 7.00m por 14.00m,  depois copie as linhas pra dentro do retângulo dando um offset ("o" + enter) de 0.15cm (olhe a barra de comandos para saber quando entrar com a distância) , que serão as paredes da casa, faça esse mesmo processo com as paredes interiores da casa que serão os cômodos.

Após desenhar todas as paredes, abra um vão na parede com o tamanho da porta desejada, caso queira fazer a porta próximo ao encontro de duas paredes deixe sempre um espaço de 10cm. Para abrir o vão trace linhas (l) delimitando o vão e corte o que sobrou com o trim (tr) ou com a ferrramenta aparar (ap), conforme o programa que estiver usando.


Como representar a porta.

Faça um retângulo de 0.05 de largura e o comprimento com o tamanho da porta desejada Ex: 0.80

Em seguida você vai fazer um arco na porta para representar o espaço que a porta vai percorrer, digite o comando A+Enter (arco) e C+Enter (para começar do centro) e clique de uma extremidade a outra da porta e arraste, formara um arco assim:


Lembre-se: arcos são medidos no sentido anti-horário. No caso da porta acima, temos que clicar no centro,  na ponta da porta e depois na parede.

Existem outras formas de usar o arco. Sempre olhe para a barra de comandos para ver o que você quer fazer. Normalmente a letra do atalho correspondente vem destacada.

Janelas
Abra um vão na parede com o tamanho da janela, faça primeiro um retângulo de 0.15 de largura e o comprimento com o tamanho da janela desejada, faça no meio da janela duas linhas assim:

O lado maior que sobra da janela fica quase sempre pro lado de fora da casa.


Depois de feito as portas e janelas é hora de adicionar o nome dos cômodos, sua área e tipo de piso. Procure na barra de ferramenta a ferramenta texto, clique sobre ela, abrirá uma caixa de texto, dígite o nome do comodo desejado

Ex: 

Quarto
A=9.00 m²
Piso Cerâmico

Depois arraste para dentro do cômodo desejado faça o mesmo procedimento com os demais cômodos.

Por hoje é só.








Nenhum comentário:

Postar um comentário