segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Efeito degradê no programa Inkscape


Por Mariel Adamek
(para iniciantes)

O Inkscape é um programa de desenho vetoriais livre, ou seja, pode ser copiado e distribuído livremente.

Dá para baixar gratuitamente da internet em vários locais, como no link abaixo:
http://www.baixaki.com.br/download/inkscape.htm

Para instalar em português, há vários tutorias no YouTube, ou siga o tutorial ilustrado abaixo:
http://www.trechyteen.com/2012/03/guia-do-inkscape-aprenda-usar-o.html


Ele utiliza o método vetorial que é baseado em cálculos matemáticos e que não deixa a figura distorcida, nem mostra pixels ao ampliar a imagem.
Ele trabalha normalmente com o formato SVG, um formato aberto de imagens vetoriais, em uma subdefinição DTD da linguagem XML. Exporta também para o popular formato da internet PNG e também vários formatos vetoriais ou bitmap, por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS entre outros.

Para dar aquele efeito “degradê” em seus desenhos, o inkscape permite que isso seja possível através da ferramenta pintura gradiente:

  • Primeiro faça um desenho qualquer, aqui faremos um círculo




    • Logo após vá à barra de ferramentas que esta na sua esquerda e procure o ícone que se chama gradiente ou acionar essa ferramenta com a tecla de atalho CTRL+F1.





    • em seguida clique em uma extremidade do seu desenho e arraste para onde você desejar. Uma linha com dois pequenos quadros em cada extremidade será criada para indicar o sentido do gradiente. Caso o gradiente não esteja aparecendo, pode ser necessário acionar o botão indicado na figura abaixo de nome “criar gradiente no preenchimento”.






    • com o preenchimento aplicado, podemos clicar o botão “editar” que fica em cima da sua tela para abrir a janela de edição.




    • Aqui mostraremos as funções da janela de edição.




    • Seletor de cores: Um preenchimento em gradiente possui no mínimo duas tonalidades, podemos selecionar uma dessas tonalidades para editar usando esse seletor.
    • Adiciona nova cor: Aqui podemos adicionar uma nova cor ao gradiente.
    • Remove a cor selecionada: Selecione uma das cores do gradiente no seletor de cores e pressione esse botão para que a cor seja removida do gradiente.
    • Seletor de tonalidade: Com essa opção podemos escolher a tonalidade de uma cor do gradiente. Existem vários sistemas de cores disponíveis como o RGB, CMYK ou HSL.
    • Transparência: Todas as cores que escolhemos podem apresentar graus diferentes de transparência, que é configurada nessa opção. Independente do sistema de cores, o parâmetro A sempre estará presente para ajustar a transparência.


    Agora é colocar a imaginação pra funcionar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário