segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Um pouco sobre desenhos vetoriais


Por Mariel Adamek 
(informativo)

Na computação gráfica o que pode classificar uma imagem é a sua origem e ela pode ser de duas formas: desenho vetorial, que se baseia em gráficos matemáticos e rasterização, que é a descrição da cor de cada pixel (bitmap).
A imagem vetorial é nada mais que um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas diferentes das imagens chamada do mapa de bits. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição, utiliza as "curvas de Bezier" para sua manipulação dos pontos de um desenho, cada linha descrita possui “nós” e cada nó possui alça para manipulação do segmento de reta ligado a ele. Isso associado a uma proporcionalidade de posição permite que mesmo que se estenda a área de imagem não irá perder qualquer definição da imagem diferente o que acontece com gráficos raster que utilizam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Também há a possibilidade de isolar objetos e zonas, tratando-as independentemente. Além de ter a vantagem adicional de ocupar menos espaço na memória.
Há um tipo especial de imagem, que mistura os dois conceitos (cálculos matemáticos e imagem rasterizada) que é chamado de imagens fractais.
Formatos comuns de imagem vetorial:
  • SVG Padrão para gráficos vetoriais recomendados pela W3C
    (formato nativo de programas como o Inkscape)
  • CDR Formato proprietário da Corel Corporation®
  • AI Formato Adobe ® gerado no Adobe Ilustrador
  • EPS (encapsuled post script)
  • CMX
  • WMF Windows Meta File (Meta- arquivo do Windows)
A maioria dos programs para desenho vetorial são chamados de programas para lay-out ou para ilustração e normalmente aceitam que se colem imagens bitmaps junto com os desenhos.

Alguns exemplos de desenhos vetoriais fáceis de executar, desenhados por Débora Caroline da Silva.
Os desenhos foram feitos utilizando o programa gratuito Inkscape.
Para aparecer aqui no blogue, foram exportadas imagens em png.




Aproveite para criar com os desenhos vetoriais :)


Um comentário: