domingo, 14 de abril de 2013

O Desenho Industrial da década de 1950 / 50"s Design


Os anos 50 foram um período espetacular para o Design. Depois de duas grandes guerras, o século 20 parecia perdido, mas nesta década o mundio passa por incríveis transformações.

Bem pouco de contexto.
A televisão teve seu período de ouro nos EUA, e no Brasil chega a primeira emissora, a TV Tupi, trazida pelo gênio das Comunicações Assis Chateaubriand.
Marca da TV Tupi nos anos 1950
Neste mesmo ano, Getúlio Vargas é Eleito Presidente, democraticamente, após tocar uma "ditadura" de 15 anos, de 1930 a 1945. E em 51 Marlon Brando (o "pai" do Super-homem) torna-se ator no filme "Um Bonde Chamado Desejo".

O Brasil vence sua primeira copa do Mundo em 1958.
O grande Presidente Brasileiro da Dácada foi Juscelino Kubitschek, que propôs os "50 anos em 5" e construiu Brasilia, com o plano diretor do Arquiteto Lucio Costa (que venceu um concurso público com seu anteprojeto) e com as principais obras projetadas por Oscar Niemeyer.
Catedral de Brasília. Oscar Niemeyer  desenha as principais edificações.
Publicidade e Design Gráfico
O design gráfico nos anos 50 tem seu ápice na sociedade de consumo. Os anúncios veiculados nas Revistas tem uma característica peculiar. Utilizam-se de impressão em policromia, trazem "Pin-Ups" e pregam o chamado "American Way of Life". O "modo de vida Norte-Americano" vira padrão no Ocidente, que passa a consumir Coca-Cola e a cultura produzida por Holliwood. O estilo do ilustrador Normam Rockwell (1894-1978), que trabalhou fazendo capas para a revista "Saturday Evening Post" (1821-1969) e teve seu auge durante a segunda guerra, estava consolidado nos anos 50 e era referência em ilustração publicitária.
Capa de Norman Rockwell de 1953


Anuncio Italiano


Anuncio Norte Americano
papai-noel-cigarro2.jpg
Curiosidade: sem a ditadura do "Politicamente Correto", símbolos infantis e crianças eram utilizados em propagandas de cigarro. 

Anúncio do Sabão em pó Rinso. O sonho da dona  de casa era  ter eletrodomésticos modernos e melhor qualidade de vida. Só trabalham fora as mulheres muito pobres, nas indústrias, algumas de classe média, como secretárias, telefonistas e nos escritórios e as professoras.

Projeto de Produtos
O projeto de produtos teve finalmente sua retomada depois do styling, criado nos Estados Unidos no período interguerras.

Relógio Ômega


Ford 1955


Relógio com Bolas, de George Nelson

Anúncio da Porsche
Carrinho de bebê de Jean Prouve


Mobiliário
A tendência modernista iniciada pela Bauhauss e interrompida pela segunda guerra, finalmente consolida-se sobre os gostos do Art Nouveua e do Art Decó.

Sofá Eero Saarinen

Cadeiras do Italinao Guglielmo Ulrich Mahogany 

Cadeira de Pierre Quariche 


Willy Van Der Meeren, 1950
Aparador deVladimir Kagan para a Grosfeld House



Mobiliário de Jean Prouve (Nancy, França 1901 -1984)
Filho de um artista de uma pianista, que conviviam com artistas do Art Noveau como Majorelle e Galle, Prouve era Engenheiro e Arquiteto e foi um dos principais criadores de mobiliário da França nos Anos 50.  Seus móveis, que misturam madeira e metal são referência em design até os dias de hoje.

Cadeira de Metal e Madeira, de Jean Prouve


Cadeira de Escritório de Jean Prouve
Mesa de Escritório

Cadeira Antony, de Jean Prouve
Cadeira
Mesa de jantar

George Nelson (1908-1986)
Atuante a partir dos anos 40, O norte-americano George Nelson é um dos mais icônicos designers do anos 50. Seus principais projetos de móveis foram feitos para a empresa Herman Miller.
Curiosidade: Se for pesquisar o Arquiteto e Designer na Internet, lembre-se que ele tem o mesmo nome de um importante astronauta norte-americano.

Foto de George Nelson

Mesa George Nelson


Abajur George Nelson

Cômoda Gaveteiro George Nelson

A famosa CocoNut Chair, de George Nelson.

O Designer criaou vários relógios

Arquivo para escritório de George Nelson

Sofá Marshmallow, de 1956 - George nelson

George Nelson, Cadeira DAF  para a empresa  Herman Miller, de 1958

Um relógio de mesa, de George Nelson

Outra Poltrona de George Nelson, projetada para a Herman Miller

A maoir parte das imagens foram encontradas na rede social Pinterest http://pinterest.com/. Ao lado do Flickr, uma das minhas principais fontes de pesquisa de imagens.
Por hoje é isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário